A exposição OMISTERIOOTEMPOEMPOESIAS, do artista Cacau Brasil, está sendo realizada de 18 a 28 de fevereiro, em comemoração à SEMANA DA ACESSIBILIDADE, uma ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a ONG Mais Diferenças.
Com entrada gratuita, a mostra tem a marca da acessibilidade, podendo ser absorvida por todo tipo de público, independente de prévia informação, nível cultural ou necessidade especial. O espaço da exposição é um corredor fechado de 34m de extensão por 4m de largura e 2,40m de altura montado numa das passarelas da Estação da Luz.
Em um ambiente com iluminação especial tudo leva à assimilação da pintura, das impressões poéticas e das experimentações de Cacau Brasil. O objetivo é apresentar ao visitante o lirismo do cotidiano, através de diversas manifestações artísticas: pintura, poesia, música, vídeo-arte e performances cênico-musicais.
Durante a Semana da Acessibilidade, os portadores de deficiência poderão apreciar a exposição, que estará preparada e contará com todos os recursos especiais para atendê-los.
• Durante todo o horário de visitação, os intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) estarão presentes para transmitir aos visitantes o conteúdo das obras;
• Todas as obras expostas terão legendas em Braile em placas de acrílico;
• As pessoas portadoras de deficiência visual receberão na entrada aparelhos MP3 para acompanhar em áudio-descrição as obras, as performances teatrais e o vídeo que fazem parte da instalação. A áudio-descrição contará com um depoimento do artista Cacau Brasil interpretando cada obra sua, o que dará à pessoa um entendimento maior da obra que ela está diante – uma inovação, uma vez que não se tem notícia de artistas fazendo áudio-descrição da sua própria obra.
• Programas confeccionados em braile.
• Instalação de piso tátil para melhor locomoção
• Experiência sensorial – vendas para os olhos estarão disponíveis para as pessoas que desejarem visitar a exposição com os olhos vendados, utilizando-se dos recursos acima disponíveis, para vivenciar e sentir a exposição tal como um deficiente visual a sente.
Esta iniciativa é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, instância do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo garantir o acesso das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade; em parceria com a ONG Mais Diferenças que, sob a coordenadoria geral de Carla Mauch, atua com o objetivo de promover e implementar práticas e políticas inclusivas com os diversos setores da sociedade para garantir os direitos humanos, prioritariamente das pessoas com deficiência. A ONG busca a realização e ampliação do potencial de cada um, através da produção e elaboração coletivas de saberes e práticas, da equiparação de oportunidades, da construção da autonomia, valorizando as múltiplas formas de ser e estar no mundo.
Saiba mais:
www.md.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário