A integração de pessoas com deficiência. Contribuições para uma reflexão sobre o tema - Maria Teresa Eglér Mantoan - (Memnon, 235 pág.). Reunião de pensamentos e práticas de renomados profissionais das áreas da saúde e da educação com relação à integração escolar e social da pessoa com deficiência.
A máscara e o rosto da instituição especializada - Maria Eloísa Fama DAntino - (Memnon, 146 pág.). Busca compreender as relações entre pais dirigentes/clientes e técnicos agentes, e suas conseqüências no fazer técnico-pedagógico institucional.
Aprendendo sobre deficiência mental: um programa para crianças - Solange Leme Ferreira - (Memnon, 138 páginas). Contém propostas para o momento em que se organiza a inclusão de alunos especiais em escolas regulares.
Atualidade da educação bilíngüe para surdos - Carlos Skliar - (Mediação, 2 volumes, 480 pág.). Uma criativa e interessante coletânea de textos de diversos autores brasileiros e de países como Inglaterra, Colômbia, Espanha e Dinamarca. Aborda questões regionais, nacionais e internacionais sobre educação para surdos, levando em conta o contexto histórico e filosófico da sociedade desses países.
Biblioterapia - Marília M. Guedes Pereira - (UFPB/Editora Universitária, 105 pág.). Proposta de um programa de leitura para portadores de deficiência visual em bibliotecas públicas.
Caminhos pedagógicos da inclusão - Maria Teresa Eglér Mantoan - (Memnon, 243 pág.). Retrata a prática de educadores que acreditam que a educação de qualidade para todos é uma possibilidade que transcende a teoria.
Currículo Funcional Natural - Guia prático para a educação na área do autismo e deficiência mental - Maryse Suplino - (CORDE, 219 pág.). Um guia para professores que apresentam dificuldades para lidar com o público abordado, uma área ainda muito carente de informações. Em versões impressa e áudio-livro (CD).
Deficiência visual - Reflexão sobre a prática pedagógica - Marilda Moraes G. Bruno - (Laramara, 124 pág.). Conceitos e definições sobre educação geral e especial, com relatos de experiências.
Educação Inclusiva com os pingos nos is - Rosita Edler de Carvalho - (Mediação, 176 pág.). Defende que a inclusão envolva a reestruturação das culturas, políticas e práticas das escolas que, como sistemas abertos, precisam rever suas ações - até então predominantemente elitistas e excludentes.
Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? - Marta Gil (coordenação)/ Lia Crespo (redação) - (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 167 pág.). Reúne experiências, conhecimentos e informações, buscando oferecer idéias e sugestões para expandir os horizontes de compreensão para apoiar uma educação inclusiva preocupada com a qualidade.
Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais - Hugo Otto Beyer - (Mediação, 128 pág.). Reflexões sobre uma escola capaz de atender a todos, que atenda a diversidade a partir de uma nova forma de pensar.
Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? - Maria Teresa Eglér Mantoan - (Moderna, 65 pág.). De forma didática, a autora define inclusão escolar, discute as razões pelas quais esse tema tem sido proposto, quem são seus beneficiários e conclui debatendo sobre os possíveis caminhos para concretizar a inclusão em todas as salas de aula de todos os níveis de ensino.
Inclusão - Um Guia para Educadores - Susan Stainback e William Stinback - (Artes Médicas, 451 pág.). Guia abrangente que oferece a professores as ferramentas e técnicas necessárias para sustentar a inclusão em salas de aula de escolas regulares.
Inclusão. Uma Revolução na Saúde - José Ferreira Belisário - (WVA, 159 pág.). O psiquiatra aborda a relação entre educação inclusiva e saúde mental de alunos e de professores de forma inspiradora, lembrando casos de estudantes com diversos tipos de deficiência que acompanhou pessoalmente em sua carreira.
Libras e Língua Portuguesa - Denise Coutinho - (Idéia/ Arpoador - 2 volumes). O volume 1 aborda a classificação, significação, formas variantes, criação e mecanismos de flexão dos sinais, além de apresentar sinais concretos e abstratos, simples e compostos. O 2º apresenta os cinco componentes idiomáticos da Libras, explicando cada um: as classes de sinais, os verbos, as formas variantes dos sinais, o uso do porquê e aspectos da cultura surda.
Manual para Creches - Edna Eiko Nakahara, Margareth Pires da Motta, Maria Teresa R. Triñanes e Rosana Firtado - (Laramara, 18 pág.). Esclarecimentos sobre as necessidades específicas da criança com deficiência visual para os profissionais de creches e pré-escolas.
Meus Primeiros Sinais - Paulo Favalli - (Panda, 68 pág.). Primeiro livro lançado no Brasil para alfabetizar crianças surdas. Desenvolvido para integrar a infância com esse tipo de deficiência ao convívio social, profissional e familiar.
O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual - Marilda Moraes Garcia Bruno - (Laramara, 144 pág.). O desenvolvimento visual e global da criança com visão normal e as necessidades especiais da criança com deficiência visual. Sugestões que facilitam a inclusão da criança em idade pré-escolar.
Segredos e silêncios na educação dos surdos - Paula Botelho - (Autêntica, 128 pág.). A autora ousa ao discutir não apenas a comunicação dos surdos com os outros - surdos ou não - mas o modo como eles constituem suas vivências e convivências no processo de interação com o mundo.
Ser ou estar, eis a questão. Compreendendo o déficit intelectual. - Maria Teresa Eglér Mantoan - (WVA, 176 pág.). O livro abre espaço para a compreensão e reflexão sobre a educação inclusiva, tendo como uma das principais preocupações a não-segregação de alunos deficientes.
Somos todos iguais? - Itamar Marcondes Farah - (Memnon, 48 pág.). Um recurso pedagógico de auxílio para o professor que atua em classes inclusivas. Desperta a reflexão sobre os sentimentos e explica um pouco sobre cada tipo de deficiência de forma lúdica e interativa.
Uma creche em busca de inclusão - Mina Regen e colaboradores - (Memnon, 93 pág.). A obra é resultado de dois anos de uma experiência bem-sucedida de transformação de uma creche para crianças com deficiência em creche inclusiva.
Visão subnormal - orientações ao professor do ensino regular - Newton Kara José, Keila M. de Carvalho, Nilze B. Venturini, Maria Elisabete Gasparetto - (UNICAMP, 56 pág.). A obra fornece orientações práticas, e simples, para o dia-a-dia do professor em relação ao aluno com visão subnormal, visando sua melhor integração à vida escolar. O trabalho é resultado de anos de experiência diária na Clínica de Visão Subnormal do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Fonte: http://www.bengalalegal.com/100livros.php#6
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Eu acho que parece voce esta nao entendeu que nos surdos esta sentimos.
ResponderExcluirMas nos surdos estamos POR FAVOR nao faz isso inclusao. Mas eu nao sentiu bem na inculsao.
OLHA " INCLUSAO SOCIAL" EH BOA E NORMAL MAS "INCLUSAO ESCOLAR" EH RUIM PRA ENTENDEM. Porque nos temos propria cultura surdos, Eh mais certo que nos aprendeu primeiro LIBRAS e segundo ESCREVA EM PORTUGUES. Mas quando eu era crianca entra primeira escola de surdos aprendeu meu propria lingua LIBRAS e aprendeu meu jeito cultura aprendeu tudo sobre SURDOS. Agora voce falou que sobre INCLUSAO eu acho muito estranho pq INCLUSAO mas eu ja aprendeu propria SURDOS foi otima. Minha opiniao nao importante inclusao.