Judoca que treina na Academia Morada do Sol, de Poá, e no Projeto JUDÔ Paradesportivo, em Mogi das Cruzes, disputou torneio em Colorado Springs e se destacou entre 12 atletas.
O para-atleta Mateus Rodrigues dos Santos de 16 anos, da classe B1, integrante da equipe principal da seleção brasileira de JUDÔ paraolímpico, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Mundiais para jovens e Estudantes da IBSA 2009 para Cegos e Deficientes Visuais, ocorrido em Colorado Springs, nos Estados Unidos.
A competição foi voltada para estudantes de 12 a 19 anos dos cinco continentes e Mateus representou o Brasil na categoria estudantil até 60 kg. "Cheguei até onde poderia. Creio que fiz o melhor e já é um feito muito grande para o esporte da região", frisou Santos, que ficou entre os três melhores de 12 atletas que disputaram a competição. O campeão dos Jogos Mundiais foi o turco Yunus Korkmaz, que superou o chinês Wu-Kai Lee na decisão da competição. O chinês, por sinal, venceu Matheus na semifinal do torneio.
"Sem dúvida que esta inédita medalha de bronze é um marco histórico para o desporto paraolímpico brasileiro", afirmou o professor Hélio Rong Júnior, técnico do JUDÔ paradesportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Mogi das Cruzes. "A participação do Mateus neste evento internacional foi muito importante para nosso aprendizado, pois segundo o Comitê Paraolímpico Brasileiro, ele poderá participar do Parapanamericano de 2009 para Jovens, que está programado para ocorrer na Colômbia", afirmou.
Rong Júnior destacou que caso se confirme a convocação, ele e o professor Cláudio Leitão, da Morada do Sol, deverão realizar um planejamento de trabalho visando os Jogos Paraolímpicos de 2012 em Londres. O judoca Santos representa as entidades Olhar Tátil/Smel de Mogi e faz parte da equipe de JUDÔ regular da Academia Morada do Sol de Poá.
Fonte: Jornal Mogi News - Edição de 23/07/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário