sábado, 29 de março de 2014

Proposta de Intervenção

Como última atividade da disciplina "Diversidade e Cultura Inclusiva", depois de ter consultado experiências interessantes na área da Educação Especial, devo compartilhar minha Proposta de Intervenção, que demonstra as relações estabelecidas em meu cotidiano para a vivência da diversidade e da cultura inclusiva.
Como o meu cotidiano é permeado pela formação continuada de educadores, ai vai a minha proposta! Espero conseguir concretizar o que foi pensado!




Proposta de Intervenção


  1. Título – tema escolhido.
    Adaptação Curricular para o aluno com deficiência: uma proposta de formação continuada com foco na inclusão.
     
  2. O objetivo da proposta.
    - Proporcionar uma visão concreta sobre o que é e como se dá a adaptação curricular para o aluno com deficiência, utilizando-a como ferramenta para a construção de uma educação inclusiva;
    - Refletir sobre a própria prática pedagógica com os alunos com deficiência;
    - Incentivar a reconstrução do papel do professor e da equipe gestora, mediante os alunos com deficiência.
     
  3. Quem serão os participantes.
    - Equipes gestoras e professores das cinquenta e oito escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba.
     
  4. O desenvolvimento da atividade. Detalhe como ela será desenvolvida, o tempo previsto para seu desenvolvimento e os materiais que serão utilizados.
    - Primeiro Momento: A Equipe de Educação Especial da Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba, somada as profissionais da equipe multidisciplinar do CAPE Regional (psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional) irão elaborar uma videoaula sobre o tema “Adaptação Curricular”, expondo o conceito teórico e a viabilidade prática na rede estadual de São Paulo, dentro de uma perspectiva histórica inclusiva. Para melhor ilustração do assunto, serão filmados alguns exemplos práticos de adaptação curricular, em algumas escolas voluntárias. Esta primeira etapa necessitará de equipamento de filmagem e autorizações de uso de imagem; durará aproximadamente dois meses.
    - Segundo Momento: Após a gravação e edição do material, o mesmo será copiado e distribuído às equipes gestoras, ao final de uma orientação técnica com atividades sobre o tema “Adaptação Curricular”. Para tanto, serão necessários DVDs e capas para DVDs; o tempo previsto é de, aproximadamente, 8 horas.
    - Terceiro Momento: Cada equipe gestora irá apresentar o material aos seus professores durante as aulas de trabalho pedagógico coletivo nas Unidades Escolares, realizando as mesmas atividades propostas na orientação técnica. Após a discussão sobre o mesmo, irão escolher um aluno com deficiência da Unidade para desenvolver uma sequência didática onde haja adaptação curricular. Os professores deverão se ater ao fato de que esta sequência deve contemplar alguns aspectos básicos da educação inclusiva, tais como a valorização das diferenças e das potencialidades dos alunos, a cooperação entre os pares, a mudança na metodologia, etc. Caso o aluno frequente Sala de recursos, pode ser solicitado o apoio do professor especialista.
    Nesta etapa, será utilizado o material em vídeo e roteiro para a elaboração da sequência didática com adaptação curricular. As equipes gestoras terão um mês para apresentar o material e os professores terão um mês para desenvolver a sequência com um aluno.
    - Quarto Momento: Todas as Unidades elaborarão um material expositivo com o resultado desta experiência de adaptação curricular. Este material pode ser um portifólio, um vídeo, um banner, um cartaz, etc. No fim do ano letivo, haverá uma amostra de inclusão na Diretoria, onde todos os trabalhos serão expostos.
     
  5. Quais resultados esperados.
    Espera-se que com esta iniciativa os professores passem a contemplar os alunos com deficiência em seu planejamento cotidiano de aulas, adaptando o currículo quando e se necessário.



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